Projetos Viários

Em sua área de atuação a TRANSITE desenvolve projetos de infraestrutura viária e acompanhamento nas obras, otimizando a circulação em vias públicas e de estacionamento.

Projeto de Sinalização

As intervenções viárias são desenvolvidas de acordo com as normas do CONTRAN, bem como as diretrizes dadas pelo órgão competente de aprovação do projeto de sinalização.

Trata-se de projetos de intervenções geométricas como adequações de raios de giros, adequação de ilhas, implantação de lombadas ou redutores de velocidade, elevação de pista para travessia elevada, implantação de canteiros, possíveis acréscimos e/ou decréscimos de calçadas, entre outros.

Terraplenagem: Movimentação de terra com o objetivo de ajustar o relevo do terreno. As soluções projetuais são desenvolvidas a partir de normas e diretrizes técnicas.

Geometria: Conformação de vias e seus respectivos greides, perfis transversais, altimetria e estaqueamentos. 

Drenagem pluvial: Estudos hidrológicos e hidráulicos, mapas de bacias, quadros e cálculos de dimensionamento de sarjeta, manilhas, tubulações, entre outros.

Pavimentação: Análise de sondagens, especificações e cálculos da estrutura do pavimento projetado.

O projeto de estradas e rodovias contempla sua geometria e seus respectivos greides, perfis transversais, altimetria e estaqueamentos, além de drenagem, cálculo de pavimentação e sinalização.

Projeto de implantação ou adequação de equipamentos mobiliários, acessórios semafóricos e especificações destes materiais, conforme padrões estabelecidos pelos manuais técnicos vigentes. O projeto também apresenta a interligação entre semáforos já existentes nas proximidades, relatório de análise da capacidade da interseção, planilhas de programação semafórica, projeto de faixas de pano em caráter operacional e temporário, entre outros.

Compreende a elaboração de projeto de dispositivos de segurança, sinalização vertical e horizontal em caráter provisório com o objetivo de advertir, com a necessária antecedência, a existência de obras ou situações de emergência adiante, além disso a sinalização regulamenta a velocidade e outras condições para a circulação segura de veículos.

Compreende o desenvolvimento de projetos de sinalização horizontal e vertical de ciclovias, em que são estudadas as dimensões das vias a fim de se desenvolver uma proposta satisfatória para os ciclistas e demais usuários da via, utilizando-se quando necessário dispositivos de sinalização, rampas, primas de concreto e alterações na geometria de calçadas.
Compreende o desenvolvimento de projetos de medidas físicas que tem o objetivo de criar a desaceleração dos veículos dentro do contexto urbano. Os projetos são desenvolvidos e detalhados de acordo com os materiais utilizados, e sinalizados com placas de advertência e regulamentação conforme a proposta do projeto. Dentre as medidas físicas propostas detaca-se a travessia elevada.

Contempla o desenvolvimento de projeto de sinalização e geometria de interseções a partir do estudo de circulação, ordenação e preferência de tráfego naquela região, que pode resultar em implantação de rotatória, ilhas de canalização, semáforos, dentre outras opções que têm o objetivo de melhorar o tráfego e garantir a segurança de veículos e pedestres.

Compreende o desenvolvimento de estudos de raio de giro através de software específico, considerando determinados modelos e medidas de gabaritos de veículos de carga, veículos de passeio, ônibus, entre outros.

Compreende o desenvolvimento de projetos destinados ao embarque e desembarque de ônibus conforme as integrações a serem feitas, se for o caso. Os projetos são elaborados de acordo com as análises de linhas de ônibus que irão utilizar o terminal, bem como o caminhamento de pedestres e todo o suporte necessário para o bom funcionamento do terminal.

Compreende o desenvolvimento de projetos de sinalização a partir do estudo de circulação do estacionamento apresentado no projeto arquitetônico.

São elaboradas demarcações das vagas para veículos leves, de carga/descarga, para portadores de mobilidade reduzida, motos, bicicletas e estudos de raio de giro, considerando que a circulação de veículos só é determinada após uma análise criteriosa dos acessos de entrada e saída do empreendimento.

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